Dieta Paleolítica: Como Funciona e Quais os Benefícios

Dieta Paleolítica Como Funciona? Você já pensou como seria se hoje nos alimentássemos igual aos homens da pré-história?

Difícil imaginar essa necessidade nos dias de hoje. Mas na verdade muita gente está recorrendo a esse método bem diferente e eficaz sobre emagrecimento baseado em nossos ancestrais, a chamada dieta paleolítica ou dieta paleo.

É sobre essa dieta dos tempos das cavernas que vamos falar neste artigo, confira…

Como Funciona a Dieta Paleolítica?

A Dieta Paleolítica funciona como um acelerador da queima de gordura, seu corpo vai precisar de mais energia para se manter, o segredo é a simples diminuição dos carboidratos somada a períodos de jejum intermitente e um aumento no consumo de proteínas e gorduras.

Nesta dieta são retirados do cardápio todos os alimentos industrializados, bebidas e quaisquer produtos ou alimentos que não são encontrados “in natura”.

A Dieta Paleo remete a uma ALIMENTAÇÃO FORTE, ou alimentação natural, como o próprio nome diz esta dieta é baseada no tipo de alimentação que o “Homem Paleolítico” praticava.

Basicamente você vai comer como um caçador-coletor, come apenas quando estiver com fome e se alimenta até a completa saciedade.

Informações Importante Sobre a Dieta Paleo

Estas dicas sobre a dieta paleolítica foram inspiradas no método que eu usei para emagrecer mais de 10 KG em 3 Meses, se quiser conhecer o método vou deixar o link da apresentação do programa ~> CLIQUE AQUI.

Dieta Paleolítica: O Que é? Boa ou Ruim?

O especialista Rodrigo Polesso fez um vídeo falando sobre a dieta paleo (dieta paleolítica ou dieta das cavernas) e sobre o que ela acha dela.

A filosofia base da dieta paleo, é a mesma da alimentação forte, ou seja, foco em alimentos de verdade e limitação de “substâncias comestíveis” que são os processados, refinados e modificados.

Agora, como fazer a dieta paleo? Basicamente focar no consumo de alimentos de verdade e reduzir estas substâncias, muito simples.

Se você busca a dieta paleo para perder peso, provavelmente você vai querer reduzir a quantidade de carboidratos também.

Enfim, ele explica melhor no vídeo, desde o que é paleo, o que comer na dieta paleo, o que eu gosta, o que não gosta, etc.

→ Site Oficial do Método Baseado na Dieta Paleo

Dieta Paleo Funciona?

Claro que este tipo de alimentação natural é um pouco controversa, mas a forma que nossos antepassados se alimentavam tem sido estudada pelos melhores especialistas em metabolismo do mundo e o resultado é surpreendente:

Quem adota a dieta paleolítica tem observado resultados positivos em sua saúde como redução de gordura corporal, ou seja, estas pessoas estão conseguindo emagrecer com a alimentação forte da Dieta Primal.

Jejum Intermitente e a Dieta Paleo

Como o Homem Paleolítico fazia, a dieta paleo tem períodos de Jejum Intermitente, imagine como nossos antepassados tinham dificuldade em conseguir alimentação, e quantas horas ou dias eles ficavam em jejum, este seria um dos pilares da dieta paleolítica.

Que fique claro que o jejum intermitente não pode ser executado de qualquer forma, existem protocolos de jejum intermitente que tem que ser seguidos para que nosso corpo não fique sem nenhum nutriente básico.

Alimentos Com Alta Densidade Nutricional

Nos dias de hoje somos bombardeados com alimentações nocivas ao nosso organismo, como fast foods, doces, massas, etc.

A ideia básica da Dieta Paleolítica é retirar estes alimentos ruins e concentrar nossa alimentação em alimentos naturais e com alta densidade nutricional.

Dieta Paleolítica Funciona

Como Surgiu a Dieta Paleo?

Um dos maiores especialista em dieta paleo o Dr. Gary Taubes, autor do best seller ” Porque engordamos e o que fazer para evitar” tem um visão compartilhada por alguns canais da ciência:

A Agricultura Arruinou a Sua Saúde!

Antes da revolução da agricultura, onde não tínhamos acesso a grãos e leguminosas, a alimentação dos nosso antepassados era baseada em Frutas, Vegetais e Principalmente Proteínas como Carnes e Ovos.

O Homem desta época era um Caçador-Coletor, ou seja, colhia alimentos que já existiam na natureza e caçava para comer.

Os alimentos engordantes simplesmente não existiam, tudo o que era necessário para uma alimentação saudável estava ao alcance.

Segundo alguns estudos em fósseis, os agricultores tinham diversos problemas de saúde como cárie e ossos frágeis, diferentemente dos caçadores-coletores.

Tudo piorou com a revolução industrial, onde foram criados os alimentos e bebidas mais nocivos para nossa saúde, como açúcar refinado, óleos vegetais, conservantes, corantes, etc.

Hoje existe uma verdadeira epidemia de obesidade, as pessoas estão mais obesas, aumentaram os casos de diabetes e doenças cardio vasculares. “O Mundo Está Gordo!”

Foi por isso que foi criada a Dieta Paleolítica, e a cada dia cresce a quantidade de adeptos da alimentação natural e o método LCHF (Low Carb + High Fat).

Como Você Deve se Alimentar na Dieta Paleo

Vou da alguns exemplos básicos da Dieta Paleolítica, mas se você realmente quiser adotar a alimentação forte em sua vida, no final deste post vou te da uma dica da metodologia que usei para emagrecer 10 Quilos em 3 meses comendo como nossos antepassados.

Dieta Paleo Emagrece? Veja Como Funciona a Dieta do Homem Paleolítico

Dieta Paleo Alimentos Permitidos:

Vegetais e Frutas –  com exceção dos grãos e leguminosas.

Gorduras – Apenas das Carnes, Azeite Extra Virgem e Castanhas.

Proteínas – Ovos, Carnes e Peixes.

O que Não Comer na Dieta Paleo:

Grãos e Cereais – Como Arroz, Trigo, Feijão, Milho.

Farinhas e Alimentos Feitos com Farinhas – Pãos, Biscoitos, Bolos, Etc.

Bebidas Doces – Refrigerantes, Sucos Industrializados, Etc.

Dieta Paleo Funciona Mesmo?

Como falei antes, eu consegui emagrecer mais de 10 Quilos em 3 meses apenas com uma mudança nos hábitos alimentares e prática de exercícios físicos, minha mudança começou quando conheci o trabalho do Rodrigo Polesso, isto realmente mudou o jogo para mim.

A Dieta Paleolítica é uma das bases do sistema que o Rodrigo idealizou, somando os benefícios da dieta low carb e protocolos de jejum intermitente.

Como Aplicar a Dieta Paleolítica na Prática?

O Rodrigo criou um sistema de emagrecimento baseado na Dieta Paleolítica e na Dieta Low Carb, na verdade ele pegou os pontos fortes de cada dieta e eliminou os pontos fracos criando um método exclusivo para queimar gordura e principalmente manter a sua saúde e qualidade de vida.

→ Conheça o Método Completo Baseado na Dieta Paleolítica

Gostou de Conhecer a Dieta Paleolítica? Então compartilhe com seus amigos, isto pode ajudar!

Referências:

2 Comentários


  1. Gostaria de receber todos os livros . Estou muito interessada, acompanhou todos Email com dicas maravilhosa que já emagreci 3 quilos . estou feliz !!

    Responder

    1. Parabéns Andrea! Fico feliz que está conseguindo emagrecer com nossas dicas. Continue na luta!

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *