Dieta Low Carb Funciona? Conheça os Benefícios da Dieta Hipocalórica!

Dieta Low Carb Funciona? Conheça os Benefícios da Dieta Hipocalórica!

Quer saber como a Dieta Low Carb funciona? Então este artigo vai esclarecer todas as suas dúvidas! Preparei uma explicação completa sobre a low carb, com dicas e um cardápio básico com algumas indicações do que se pode comer na dieta de redução de carboidratos.

Você Já Pensou em Comer um Belo Churrasco, ou Tomar Café da Manhã com Bacon e Ovos e Ainda Emagrecer Rápido? Sim!? Bom, é Assim Que a Dieta Low Carb Funciona!

Confira algumas opções de cardápios e a explicação completa sobre a dieta do baixo carboidrato.

Neste post também vou lhe apresentar o método completo para perder peso baseado na Dieta Low Carb somando os princípios da Dieta Paleo e protocolos de Jejum Intermitente para emagrecer de vez e secar mesmo!

Dicas Dieta Low Carb para 2020

Depois que escrevi este artigo, recebi diversas dúvidas bem comuns de quem faz ou quer fazer a Low Carb, mas ainda não tinha abordado o assunto que é mais frequente: “Como perder peso rápido com uma alimentação low carb?”

Os casos em torno do mesmo assunto são variados, e os mais comuns são de pessoas que:

  • Estão fazendo a dieta há poucos dias (3 ou 4 dias) e querem saber porque ainda não perderam peso;
  • Estão assustadas porque perderam peso demais em pouco tempo de dieta;
  • Perderam peso rapidamente nos primeiros 15 dias e passaram a perder mais lentamente;
  • Não sabem o que estão fazendo de errado, já que perderam alguns quilos enquanto nos casos lidos na internet as perdas de peso são bem maiores;
  • Tem mais de 30 ou 40 anos, especialmente mulheres, e estão preocupadas por não estarem perdendo o peso que esperavam.

Antes das dicas, alguns fatos sobre a Low Carb…

Quero lhe mostrar 3 pontos importantes sobre o que esperar em termos de perda de peso com Low Carb:

1# A perda de peso nos primeiros dias é maior

Como em qualquer processo de emagrecimento, nos primeiros dias a maior parte do peso perdido é água. Isso não vale apenas para uma alimentação low carb, é comum em qualquer processo de perda de peso o corpo se livrar do líquido em excesso nos primeiros dias.

No entanto, passados os primeiros dias, o corpo passa a queimar gordura como combustível e você continuará percebendo a perda de peso porém em um ritmo menor, mas ainda possivelmente maior do que em qualquer dieta que já tentou – e ainda sem passar fome.

Por isso não faz sentido você pegar a sua perda de peso na primeira semana, multiplicar por x semanas e determinar que em x tempo você estará com seu tão desejado “peso ideal”.

2# Quem tem muito peso a perder e engordou devido ao consumo exagerado de alimentos hipercalóricos, tende a perder peso mais rápido

Ler casos de sucesso enquanto estamos emagrecendo é fundamental! Ajuda a manter a motivação em alta, e perceber que o mesmo sucesso é possível para nós também.

Pelo que tenho acompanhado aqui pelo blog, a grande maioria das pessoas tem entre 20 e 30 quilos para perder, só que não dá para pegar o total de peso perdido por outra pessoa e concluir que perderá seus 20 quilos extras em uma fração do tempo que a outra pessoa levou para perder.

Cada indivíduo responde de um jeito a uma alimentação com poucos carboidratos.

O que acontece é que low carb é especialmente mais efetivo do que as dietas convencionais para quem carrega muito peso extra, devido ao diferencial mais relevante da dieta, que é a ausência da fome.

Quem está muito acima do peso não consegue viver bem com pouca comida, por isso poucos conseguem perder muitos e muitos quilos com restrição de calorias, e quando conseguem, é de uma maneira muito, muito sofrida.

Já com low carb é possível perder muito peso sem restringir o consumo de calorias e estar sempre saciado.

3# Homens perdem peso com mais facilidade do que as mulheres – mulheres na menopausa tem ainda mais dificuldade

De acordo com o Dr Atkins, um dos precursores da dieta low carb, é esperado que homens percam nas primeiras duas semanas comendo até 20 gramas de carboidratos líquidos algo em torno de 5 quilos, e as mulheres 3 quilos.

Mulheres na menopausa precisam lidar com uma maior tendência a engordar, e para manter o peso talvez precisem de uma cota de carboidratos menor do que mulheres pré-menopausa.

A Estratégia LC Completa

Algumas pessoas de repente param de perder peso depois de alguns meses mesmo comendo certinho, nesse caso são necessárias algumas estratégias para acelerar a perda de peso.

Lembrando que as dicas a seguir são de cunho didático, portanto, é imperativo consultar um profissional de saúde antes de começar qualquer dieta.

1. Jogue o mais limpo que for possível

Talvez você possa estar comendo mais carboidratos do que a sua cota máxima para perder peso.

Experimente dez dias com pouquíssima ou nenhuma fruta (deixe só abacate sem exagero), carnes com mais gordura natural e saladas mais básicas (alface, pepino, abobrinha, rúcula, tomate, cebola, brócolis, etc) sem passar de umas 3 xícaras por dia – isso tudo sem medir, vá de olho mesmo.

Bastante azeite, manteiga (não margarina), café com nata do leite e ovos no café da manhã.

Comida de verdade, o quanto mais simples, melhor!

2. Anote tudo

Não é fácil ter a disciplina de manter um diário alimentar, mas é necessário.

Anote tudo que comeu em uma agenda ou mesmo em uma planilha de excel, mas faça-o por no mínimo uma semana sem sair da dieta, isso é essencial para você ver a quantas anda o seu consumo de carboidratos.

Além disso, só de começar a prestar contas para si mesmo, você acaba mais consciente das escolhas que faz.

3. Conte calorias

Em geral na alimentação low carb não é necessário preocupar-se com o total de calorias ingeridas no dia, mas se está difícil perder peso, é uma boa você verificar se não está comendo muitas calorias.

Experimente ficar de olho no consumo de calorias além do total de carboidratos e tente diminuir o total de calorias ingeridas em 30% durante dez dias.

4. Conte proteínas

Comendo carnes variadas haverá um equilíbrio natural entre a proteína e a gordura, porém focando no consumo de cortes mais magros como o peito de frango preparado com pouca gordura ou a clara de ovo você comerá uma proporção maior de proteína, o que pode ser exagerado.

No corpo, a proteína em excesso também acaba convertida em glicose, e isso pode estar impedindo você de perder peso rápido.

Uma dieta low carb é baixa em carboidratos, alta em gordura e moderada em proteína. Um bom número para se considerar para o consume diário são 2 gramas de proteína para cada quilo do seu peso.

ATENÇÃO: só quem realmente estiver com muita dificuldade para perder peso precisa se preocupar com quantidade de proteína. A imensa maioria das pessoas perde peso sem nunca se preocupar com isso, então como regra geral, CONTE APENAS CARBOIDRATOS.

5. Cuidado com as nozes

Sim, é lindo que em low carb seja possível comer nozes, macadâmias, castanhas e amêndoas, mas cuidado com as quantidades, já que é fácil sentar na frente do computador e acabar com várias delas sem perceber.

Para acelerar, experimente pausar o consumo de nozes por um período de dez dias.

Quando comer, separe sempre no mesmo recipiente e não coma mais do que aquela porção. Uma porção média diária ideal é o conteúdo de dois punhados, em torno de 50 gramas.

Cuidado também com farinhas como a de amêndoas, já que precisa de muitas amêndoas para fazer um pouco de farinha.

6. Pegue leve nos queijos

A proteína dos queijos em excesso pode se converter em glicose e afetar o emagrecimento de algumas pessoas, se estiver enfrentando dificuldades para perder peso, coloque os laticínios na “lista de alimentos suspeitos” e faça um período de teste sem eles.

7. Faça um exame de consciência

Algumas pessoas conseguem aderir ao estilo de vida low carb e sair eventualmente da dieta com menos frequência, porém para a maioria dos mortais furar low carb com frequência pode ser algo difícil de reverter, reflita se você não está saindo da dieta muito mais do que deveria.

Principalmente furar a dieta com “junk food” pode trazer de volta um comportamento de compulsão pela comida, quem tem tendência a ter episódios de comer sem controle deve se esforçar para manter-se o mais longe possível das porcarias.

8. Faça exercícios

Embora uma dieta bem feita seja 90% do processo de emagrecimento, fazer exercícios manterá você comprometido com o seu projeto.

Para mim uma boa dieta segue sempre uma boa rotina de exercícios e o contrário também é verdade: quando não estou me exercitando sou menos disciplinado também na dieta.

9. Tire medidas

Não é interessante se pesar todos os dias, existem variações de peso diárias que não tem relação com emagrecimento real.

Verifique mensalmente ou semanalmente suas medidas. Pode acontecer de você não ver os números caindo na balança mas ter perdido medidas.

10. Faça jejum

Cuidado com o Jejum, sempre consulte um profissional da área antes de começar, lembre-se: Jejum não é apenas sobre “ficar sem comer”!

Quem está há mais de um mês sem perder peso pode se beneficiar de jejuns curtos de até 16 horas, uma vez por semana.

Nesses períodos beba apenas líquidos não calóricos. Uma boa maneira de experimentar com o jejum é um período de 16 horas, jantando as 20:00 à noite e depois voltando a comer apenas no almoço do dia seguinte.

Eu recomendo jejum apenas para quem já está adaptado ao uso de gordura como combustível, não saia fazendo sem nem conhecer o funcionamento da dieta.

Só experimente o jejum se já tiver uns meses de vivência com low carb, para não acabar traumatizado.

Não faça isso se passar fome: lembre-se que não passar fome é o principal barato de adotar low carb.

11. Seja paciente

É importante você refletir se com low carb está perdendo mais peso do que costumava perder com outras abordagens (controle de calorias).

Também é importante encarar low carb como um estilo de vida, em que você se liberta da eterna fome e contagem de calorias e perde peso comendo muito melhor.

Pense também em quanto tempo demorou para você engordar o peso que quer perder, isso ajuda a manter a tranquilidade.

E você, já viveu períodos onde parecia impossível perder peso? Quais são suas dicas para destravar a máquina de queimar gordura?

O próximo nível…

Programa Low Carb Completo

Conheça o famoso programa Código Emagrecer de Vez que é febre no Brasil, ensina a Low Carb completa sem segredos e balelas!

Veja como eles conseguiram perder peso rapidamente –> Clique Aqui e Assista o Vídeo

Dieta LOW CARB – O que é, Como Fazer, Benefícios e Alertas

→ Clique Aqui e Descubra Como Fazer a Dieta Low Carb Corretamente sem Balelas! ←

Conheça a Dieta Low Carb

Se você está precisando emagrecer, certamente já ouviu falar da Dieta Low Carb, também conhecida como “Dieta Hipocalórica”.

Este tipo de alimentação é considerada uma das mais eficientes quando falamos em perder peso, veja agora como a dieta low carb funciona e os benefícios da dieta de baixo carboidrato. Confira…

Dieta Low Carb Funciona?

Sim, a Dieta Low Carb funciona! Principalmente se você gosta de comer carnes, churrasco, bacon, queijos e ovos. 😉

Bom, é exatamente assim que a Dieta Low Carb funciona, você vai conseguir comer de tudo e ainda perder peso!

Porque o baixo consumo de carboidratos pode ajudar no seu emagrecimento?

Primeiramente vamos entender do que se trata a dieta hipocalórica e começaremos entendendo o que são carboidratos…

O Que São Carboidratos?

Resumidamente os carboidratos são uma das fontes de energia do nosso corpo baseadas em açúcares.

Os carboidratos são macronutrientes essenciais ao bom funcionamento do corpo, na parte estrutural e também nas funções cerebrais.

Por estes motivos que você precisa dos carboidratos, então entenda que mesmo nas dietas hipocalóricas não podemos cortar este nutriente totalmente.

O Que é a Dieta Low Carb?

Basicamente a dieta low carb funciona como um plano alimentar que mantém sua ingestão de carboidratos abaixo de 20% do total de calorias diárias.

Quem precisa emagrecer rápido e não quer prejudicar a saúde, deve conhecer algumas técnicas associadas a dieta low carb que vão turbinar a queima de gordura do seu corpo.

A dieta low carb funciona bem, mas precisa ser praticada com bastante cuidado, pois os carboidratos são nutrientes essenciais em nosso corpo.

As duas dietas de baixa caloria mais famosas são a Dieta Atkins e a Dieta Dukan.

Lembre-se: A Dieta Low Carb não podemos reduzir totalmente o consumo dos carboidratos.

Clique Aqui e assista esta apresentação gratuita com as 3 estratégias para emagrecer de vez com base na dieta low carb.

dieta hipocalorica funciona

 

O Cardápio Básico da Dieta de Baixa Caloria:

1# Alimentos permitidos na LC

  • Coma carnes, peixes, ovos, legumes, verduras e gorduras naturais.

2# O que não comer na dieta low carb

  • Evite os açúcares, alimentos derivados do trigo como pães e massas, arroz e batatas.

3# O que beber?

  • Evite bebidas alcoólicas como a cerveja, não beba refrigerantes e beba muita água.

⇒ Veja aqui o relato de pessoas que perderam até 11KG em 30 dias

A Dieta Low Carb Funciona Mesmo?

A dieta hipocalórica, ou seja, de baixo nível de carboidratos, funciona por alguns princípios científicos básicos.

Ao ingerir menos carboidratos (Dieta LC), a redução de peso é até 3 vezes maior se comparada com as dietas de baixo valor de gordura (LF), estas que são as mais seguidas pelo mito de que “gordura engorda”.

Alguns estudos já demonstraram a maior eficiência deste tipo de dieta de baixa caloria sobre as tradicionais, que se baseiam em redução de gordura e contagem de macros.

Este estudo, por exemplo, testou 132 indivíduos obesos, com IMC acima de 43, metade fez a dieta low carb e a outra parte fez uma dieta com baixo teor de gordura.

Diversos participantes tinham diabetes tipo 2 e o estudo durou 6 meses.

O grupo low carb (baixo carboidrato) perdeu em média 5,8kg, enquanto o grupo com baixa gordura perdeu 1,9kg.

Outros benefícios foram observados como diminuição dos níveis de triglicerídeos e redução da sensibilidade à insulina.

A Dieta Low Carb é Segura?

As dietas de baixo teor de carboidrato podem ser consideradas seguras, não são observados efeitos colaterais graves que tenham sido relatados nos estudos realizados.

Mesmo assim, é importante você consultar seu médico antes de entrar em qualquer regime alimentar para emagrecer.

Na verdade, estas pesquisas mostram que esse tipo de cardápio de baixa caloria causa grandes melhorias em diversos fatores de risco a sua saúde.

  • Os níveis de triglicerídeos diminuem e o bom colesterol aumenta.
  • A pressão arterial e os níveis de açúcar no sangue também tendem a diminuir.
  • Uma grande parte da gordura perdida em uma dieta com redução de carboidratos vem da área da barriga e do fígado. Essa gordura visceral é a mais perigosa.
  • Quem possui diabetes tipo 2 pode também se beneficiar com essa dieta.

Por Que a Dieta Low Carb é Eficiente?

A dieta low carb é tão eficiente porque ativa sua “máquina de queimar gordura” e são várias razões que promovem o emagrecimento rápido.

Uma das razões é que ao restringir o consumo de carboidratos os níveis de insulina são reduzidos.

A insulina é um hormônio importante em nosso corpo, ela regula os níveis de açúcar no sangue e é responsável pelo armazenamento de energia (gordura).

O hormônio também informa outras células sobre a necessidade de usar a glicose (açúcar no sangue) da corrente sanguínea.

A insulina tem duas funções básicas, estimula a lipogênese (produção de gordura) e inibe a lipólise (queima de gordura).

Por isso, a redução dos níveis de insulina pode ser considerado o maior benefício da dieta hipocalórica.

→ Conheça o método de emagrecimento baseado no funcionamento da dieta low carb

low-carb-diet

Quer Emagrecer Com a Dieta Low Carb?

Quer conhecer um método de emagrecimento baseado na dieta low carb, cientificamente testado e fácil?

Você não vai precisar deixar de comer os alimentos que tanto gosta, vai acabar de vez com o efeito sanfona, melhorar a sua saúde e auto-estima para sempre.

Este método de emagrecimento, também conhecido como LCHF (Low Carb High Fat), é o que há de mais moderno e eficaz, combina os princípios da dieta de baixo carboidrato (dieta hipocalórica) com a dieta paleo e protocolos de jejum intermitente.

Se você precisa perder muito peso ou se quer perder apenas uns quilinhos, o resultado vai chegar bem rápido, basta seguir o programa corretamente.

Nada de remédios para emagrecer, dietas milagrosas, ou ficar se matando na academia.

→ Clique Aqui Para Começar Sua Dieta Low Carb + Paleo

Gostou do Artigo? Então Aproveita e deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos que ainda não conhecer o poder da Dieta Low Carb! Isto pode ajudar.

Fontes usadas na criação deste artigo:

Programa de Emagrecimento Código Emagrecer de Vez

http://magazine.foxnews.com/food-wellness/truth-about-low-carb-diets

http://www.dietdoctor.com/low-carb

6 Comentários


  1. Tenho que eliminar 9 kilos, e amo lo comer, mas comecei cor tanto acucar , refris. Tô fazendo uma caminhadinha básica.

    Responder

    1. Olá Rosana, tudo bem?

      Sim, é possível perder 6 quilos com a dieta low carb, mas sugiro que antes de começar procure seu médico, ok?

      Sucesso!

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *