Os Benefícios da Atividade Física e Sua Importância

Os Benefícios da Atividade Física e Sua Importância

Quais os Benefícios da Atividade Física e Sua Importância? Muitos se fazem esta pergunta, mas porque poucas pessoas aplicam os exercícios físicos em suas vidas?

A resposta é bem simples: Porque estas pessoas podem não ter recebido nenhuma orientação e não entendem ainda a importância da atividade física para o corpo e mente.

Neste post, além de conhecer as vantagens da prática regular de exercícios físicos, vamos também indicar a forma mais acessível de começar, principalmente para quem não tem muito tempo para treinar.

Vamos ver como funciona?

Os Benefícios da Atividade Física

São muitos os benefícios da atividade física regular para nosso corpo e também para a mente.

Atividade física ou exercício pode melhorar sua saúde e reduzir o risco de desenvolver várias doenças como diabetes tipo 2, câncer e doenças cardiovasculares.

Atividade física e exercício pode ter benefícios para a saúde imediata e de longo prazo.

Mais importante ainda, atividade física regular pode melhorar a sua qualidade de vida.

Um tempo mínimo de 15 minutos por dia pode levar a estes benefícios.

Os Benefícios da Atividade Física e Sua Importância Para a Saúde

É certo que as atividades físicas são essenciais para a manutenção da saúde corporal, e sem elas o nosso estilo de vida fica sedentário, aumentando as nossas chances de chegar a desenvolver uma série de doenças bem problemáticas ao organismo, metabolismo, sistemas corporais, entre outros aspectos.

Os benefícios da atividade física não se resumem apenas a vantagens físicas, ou seja, benefícios que traz ao corpo em sua forma externa, mas ainda internas, na circulação sanguínea, regulação de níveis de substâncias essenciais no corpo e ainda promover a saúde mental diminuindo os níveis de estresse e ajudando no bom funcionamento das atividades cerebrais.

Vamos agora conhecer outras vantagens da prática regular de exercícios e compreender o porque isto é tão essencial para a saúde!

Ajuda a perder peso

O primeiro resultado que notamos com a inserção de atividades físicas no dia a dia foi que ela ajuda a perder peso, e isso é um fato inquestionável.

Ocorre porque com os exercícios de alta intensidade o corpo passa a aumentar a atividade metabólica e em consequência disso ampliar a produção de energia, a fim de manter o corpo durante todo o exercício e após ele.

Com o processo de produção de energia aumentado o corpo passa a necessitar de mais material de produção, que são as gorduras junto às calorias consumidas no dia, queimando elas e ajudando a perder peso.

Aumenta a sensação de bem-estar

Outro grande fator é que os exercícios físicos ajudam a aumentar a sensação de bem-estar devido à liberação de endorfina durante a prática dos exercícios.

Essa enzima é solta no organismo e quando em grande quantidade aumenta o nível de satisfação, e em consequência disso faz com que o indivíduo se sinta ainda melhor, com os níveis de bem-estar em alta.

Eu mesmo já notei esse efeito, principalmente quando pratico treinos que gosto e que estimulam grandes partes do corpo, como futebol, por exemplo.

Fortalece ossos e melhora a resistência muscular

A partir do momento que você aumenta a quantidade de exercícios físicos no seu dia a dia você passa a incentivar o seu corpo a funcionar de forma mais saudável, contribuindo para a manutenção com qualidade das atividades corporais que conferem a boa postura e saúde de ossos e articulações.

Outro fator importante que está entre os benefícios da atividade física para o corpo é a melhora da resistência muscular que é conferida com a prática de exercícios frequentes.

Em pouco tempo um praticante regular de atividade física pode perceber que os seus músculos ficarão mais enrijecidos, fortificados e com capacidade de levantar pesos maiores e participar de treinos mais intensos, sempre fazendo avançar nos treinos.

Esse tipo de resultado além de fazer bem para o corpo ainda dá aquela aparência sarada que nós amamos!

Melhora a aparência da pele

Outro aspecto importante da prática de exercícios,  e que poucas pessoas levam em consideração é a melhora da aparência da pele.

Isso é possível porque os músculos são fortificados e ainda mais incentivados à renovação, ou seja, conseguem ter um processo de rejuvenescimento celular melhorado.

E isso não se estende apenas aos músculos e pele do corpo, mas no rosto também, com a drenagem de líquidos promovida pelos exercícios frequentes e o aumento de substâncias necessárias a hidratação do corpo com a melhora do metabolismo, como o Colágeno.

Diminui as chances do surgimento de doenças cardiovasculares

Diminuir as chances do surgimento de doenças cardiovasculares é uma das vantagens dos exercícios. Isso porque esse efeito é possível devido à melhora na circulação sanguínea, que é incentivada todos os dias com o mais leve exercício físico que você fizer, imagine em treinos intensos e demorados.

Outro fator positivo que você pode perceber é a regulação dos níveis de insulina e glicose no sangue, deixando fora de cogitação o surgimento de doenças cardiovasculares que prejudicarão a sua saúde. Praticar exercícios é essencial e faz muito bem a saúde!

Leia também: Xtreme 21 Funciona? Eu Testei, Confira Minha Opinião Sobre o Programa do Sergio Bertoluci

Por que a Atividade Física e Fitness são Importante para Sua Saúde?

Você gostaria de:

  • Diminuir o risco de doença?
  • Se sentir melhor fisicamente e mentalmente?
  • Parecer melhor?
  • Ajudar a evitar lesões?
  • Continuar fazendo atividades que você gosta em toda a sua vida?

A atividade física regular irá ajudá-lo a fazer essas coisas. A atividade física é essencial para prevenir e reduzir os riscos de muitas doenças e melhorar a saúde física e mental.

Treinar regularmente pode até mesmo ajudá-lo a viver mais tempo, um pesquisa feita nos Estados Unidos indica que o exercício regular pode acrescentar até cinco anos à sua vida.

A atividade física também mantém você em forma para que você possa desfrutar de atividades de lazer e com segurança executar o trabalho e casa de tarefas. Ele oferece grandes benefícios mentais e sociais.

Estudos atribuem resultados positivos para a atividade física, incluindo “um senso de propósito e valor, uma melhor qualidade de vida, melhora do sono e redução do stress, bem como relações mais fortes e conexão social.”

Por outro lado, a falta de atividade física está associada com risco aumentado de:

Ansiedade, estresse e sentimentos de depressão.

Desenvolvimento de muitas doenças evitáveis, tais como hipertensão arterial, doenças coronárias, diabetes, osteoporose, câncer de cólon, e obesidade
morrer prematuramente

Estudos também sugerem que o estilo de vida sedentário tão comum em nossa cultura é mais mortal do que fumar.

Acredita-se que 6-10% das doenças não transmissíveis do mundo (tais como doenças cardíacas, diabetes e alguns tipos de câncer) são causados ​​por inatividade física.

Os Benefícios da Atividade Física e Sua Importância

12 Importantes Razões Para Praticar Exercícios

1. Você será uma pessoa mais saudável;

2. Aumente as suas chances de viver mais;

3. Sinta-se melhor sobre si mesmo;

4. Reduza a chance de ter depressão;

5. Você vai dormir melhor à noite;

6. Boa aparência;

7. Ficar em forma, transpirar menos;

8. Sentir-se bem com suas roupas;

9. Ter músculos e ossos mais fortes;

10. Alcançar ou manter um peso saudável;

11. Conhecer novas pessoas;

12. Divirta-se!

→ CLIQUE AQUI e conheça os exercícios que eu faço em casa e não demoram mais que 21 minutos por dia.

A atividade física pode reduzir o risco para pelo menos oito doenças:

  • Doença cardíaca
  • Acidente vascular encefálico (AVC)
  • Pressão alta
  • Diabetes tipo 2
  • Obesidade
  • Depressão
  • Câncer da mama e do cólon do útero
  • Osteoporose

Porque é Importante Praticar Exercícios Físicos?

Se estiver fisicamente ativo, você pode:

  • Reduzir o risco de um ataque cardíaco;
  • Controlar melhor o seu peso;
  • Regular os níveis de colesterol no sangue;
  • Controlar a diabetes e diminuir o risco de alguns tipos de câncer;
  • Manter a pressão arterial mais baixa;
  • Ter ossos, músculos e articulações mais fortes e diminuir o risco de osteoporose;
  • Reduzir o risco de quedas e melhorar o equilíbrio;
  • Recuperar-se mais rápido de cirurgias ou hospitalização;
  • se sentir melhor – com mais energia, um humor melhor, se sentir mais relaxado e dormir melhor;
  • Um estado saudável da mente.

Uma série de estudos apontam que o exercício ajuda a evitar a depressão. Há muitos pontos de vista sobre a forma como o exercício ajuda pessoas com depressão.

Exercício pode bloquear os pensamentos negativos ou distrair as pessoas das preocupações diárias.

Exercício com outros oferece uma oportunidade para o aumento do contato social.

Aptidão aumentada pode levantar o seu humor e melhorar os padrões de sono.

O exercício também pode alterar os níveis de substâncias químicas no seu cérebro, como a serotonina, endorfinas e hormônios do estresse.

Para manter a saúde e reduzir o risco de problemas de saúde, profissionais de saúde e pesquisadores recomendam um mínimo de 15 minutos de atividade física de intensidade moderada na maioria, de preferência todos, os dias.

Maneiras de Aumentar a Atividade Física

Aumentos na atividade diária pode vir de pequenas alterações feitas durante todo o dia, como caminhar ou andar de bicicleta em vez de usar o carro, descer do ônibus uma parada antes e andar o resto do caminho, ou a pé as crianças para a escola .

Consulte o Seu Médico Primeiro!

É uma boa ideia consultar o seu médico antes de iniciar seu programa de atividade física se:

  1. Você está com idade superior a 45 anos.
  2. A atividade física provoca dor no peito.
  3. Desmaia ou tem crises de tontura.
  4. A atividade física moderada causa muita falta de ar.
  5. Você está em um grupo de risco para doenças cardíacas.
  6. Acha que pode ter uma doença cardíaca ou tem problemas de coração.
  7. Está grávida.

É muito importante consultar um profissional de saúde para que você tenha certeza que pode iniciar suas atividades físicas com segurança.

Normalmente, os benefícios superam os riscos, faça ao menos uma triagem pré-exercício e discuta o assunto com o seu médico.

Onde obter ajuda?

  • O seu médico;
  • Profissional de educação física;
  • fisiologista do exercício;
  • fisioterapeuta.

Atividades Físicas no Dia a Dia

Faça pelo menos 15 minutos de atividade física todos os dias.

Veja as atividades cotidianas como uma boa oportunidade para ser ativo, por exemplo, evite o uso do elevador e use a escada.

Tente encontrar o tempo para algum exercício regular e vigoroso para que os benefícios cheguem mais rápido.

Minimizar o tempo gasto nos exercícios, exercícios de longa duração são muito cansativos e podem até prejudicar a sua saúde.

Faça exercícios em casa, é o melhor lugar para começar, você pode praticar sua atividade física em qualquer horário.

Onde Começar?

Agora que você já conhece os benefícios da atividade física e sua importância, chegou a hora de começar a praticar.

De nada adianta saber a importância dos exercícios em nossas vidas se não começarmos logo.

Se eu puder lhe dar uma dica será esta: Consulte seu médico antes de começar, vá devagar e procure sua evolução a seu tempo.

→ CLIQUE AQUI e conheça os exercícios que eu faço em casa e não demoram mais que 21 minutos por dia.

Bons Treinos!

Os Benefícios da Atividade Física e Sua Importância
4.7 (94.29%) 7 votos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *