Adoçante Faz Mal a Saúde? Emagrece, Engorda ou É um Veneno?

Adoçante Faz Mal a Saúde? Emagrece, Engorda ou É um Veneno?

Adoçante Faz Mal a Saúde? Emagrece, Engorda ou é um Veneno? O adoçante é um dos produtos que não falta na mesa de muitos brasileiros, mas o que muita gente tem a cerca do produto é uma visão um tanto negativa, sempre se perguntando se realmente o adoçante faz mal à saúde ou se essa informação se trata apenas de um mito e ele é um produto essencial que pode sim estar todos os dias na mesa acompanhando as refeições.

Praticamente todo santo dia eu recebo perguntas sobre adoçantes, seja mel, açúcar demerara, açúcar de coco, estévia, xilitol, eritritol, xarope de maple, açúcar mascavo, aspartame, etc.

Existem muitos adoçantes e o impacto de cada um deles ainda não é bem conhecido e documentado.

Além disso, será que adoçantes atrapalham no emagrecimento?

No vídeo abaixo, Rodrigo Polesso, criador do programa Código Emagrecer de Vez,  dá sua opinião (técnica) sobre adoçantes no geral, mostrando no que você deve prestar atenção quando fazendo sua escolha e os potenciais malefícios de se consumi-los frequentemente. Confira…

Guia Completo Sobre ADOÇANTES: Quais Os Melhores e Piores?

→ Clique Aqui Para Conhecer o Programa Código Emagrecer de Vez

Adoçante Faz Mal à Saúde?

Saber se o adoçante engorda, emagrece ou é um veneno é decisivo para continuar mantendo o produto na sua mesa sem mais nenhuma preocupação a cerca de suas propriedades e o que pode causar no corpo.

Pensando nisso, trouxemos o material de hoje cheio de informações a respeito explicando tudo o que você precisa saber para entender se realmente o adoçante faz mal à saúde ou é um alimento que pode estar no seu dia a dia sem problemas. Vamos lá!

O Uso do Adoçante

O adoçante é um produto que substitui o uso do açúcar comum no dia a dia de muitas pessoas.

Isso acontece porque há a busca por menos índices calóricos, e assim a pessoa deixa de usar o açúcar comum que é muito calórico para optar pelo adoçante que confere um sabor semelhante e doce e contém uma menor quantidade de calorias, conferindo a oportunidade de emagrecimento e permanência de peso.

Adoçante na Medida Certa

A cerca desse quesito de substituir o açúcar pelo adoçante não há como dizer se o adoçante faz a mal à saúde, pois é um hábito bom, mas o problema pode surgir com a frequência dessa mudança e a quantidade de adoçante utilizado, uma vez que ele não tem em sai composição apenas o baixo índice calórico, mas outras substâncias que em grande quantidade podem prejudicar algumas atividades corporais.

Por isso, evite consumir demais e use o adoçante no dia a dia substituindo o açúcar em alimentos prontos, para preparados use o açúcar mascavo, por exemplo, e contribua para a manutenção da sua saúde.

Adoçante Faz Mal a Saúde? Emagrece, Engorda ou É um Veneno?

Tipos de Adoçante

Existem diversos tipos de adoçante, como por exemplo: Acessulfame K, Aspartame, Ciclamato de sódio, Esteviosídeo/Stévia, Frutose, Manitol, Sacarina, Sorbitol, Sucralose e Xilitol.

Dentre os tipos de adoçante, é sempre melhor procurar os mais “naturais”, e neste quesito os adoçantes feitos com Stévia (Stevia rebaudiana) são os mais indicados, possuem sabor 300 vezes maior que o açúcar e não tem contra-indicação.

Adoçante Emagrece?

O produto por si só não confere o emagrecimento, mas consegue contribuir para ele. Ou seja, com o uso do adoçante é possível consumir menos calorias, o que unidos a uma alimentação saudável trazem o benefícios de queima calórica de gordura localizada e menos quantidade de peso no corpo à medida que o tempo passa.

Então, o adoçante de fato confere o emagrecimento, mas precisa estar combinado com hábitos saudáveis, como uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos.

Adoçante Engorda?

O adoçante não engorda de forma alguma! Ou seja, quanto a esse quesito dizer que o adoçante faz mal à saúde é um mito, pois ele tem menos calorias que o açúcar convencional e, portanto, não traz efeito de ganho de peso corporal, e sim eliminação da gordura já existente, pois o corpo irá precisar de mais energia e queimará a gordura que já tem em prol da formação dessa energia a ser gasta.

Adoçante Pode ser Considerado um Veneno?

Tudo é considerado veneno quando consumido em grandes quantidades, principalmente quando lidamos com um produto manipulado em laboratório e que irá substituir o uso de outro produto mais natural.

Sendo assim, leve em consideração que o adoçante faz mal à saúde quando consumido em grandes quantidades, tomando somente o necessário todos os dias.

Leia também: Descubra Como Reduzir o Consumo de Açúcar Para Emagrecer!

Adoçante Faz Mal a Saúde? Emagrece, Engorda ou É um Veneno?
4.9 (97.14%) 7 votos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *