O Que é a Dieta do Mediterrâneo e Como Fazer

Conheça a Dieta do Mediterrâneo ou Dieta Mediterrânea: Já ouviu falar que os povos do Mediterrâneo levam uma vida mais saudável, com mais disposição, menos índices de obesidade e o coração deles funciona muito melhor?

Sabe por que isso acontece?

É exatamente por sua dieta. A dieta do Mediterrâneo é o grande segredo da saúde desses povos e pode significar excelente qualidade de vida e alguns quilinhos a menos para você.

Preparamos algumas dicas sobre a dieta do mediterrâneo, o que é, como fazer e os tipos de alimentos permitidos, confira as dicas…

Leia também: 6 Dietas Que Funcionam de Verdade! Para Mim a Número 6 Foi a Melhor Escolha, Veja Porque!

O Que é a Dieta do Mediterrâneo?

A dieta do Mediterrâneo pode ser considerada como uma espécie de mudança no estilo de vida e a busca por uma alimentação mais saudável, afinal ela se baseia no consumo de alimentos frescos e naturais, como leite, azeite, frutas e legumes.

Por outro lado, os industrializados são deixados de fora, já que provocam não só o ganho de peso como também prejudicam o bom funcionamento do organismo.

Como Posso Aderir à Dieta do Mediterrâneo?

Para aderir à dieta do Mediterrâneo é preciso fazer algumas mudanças em seu cardápio do dia a dia.

Esqueça os Alimentos Industrializados

A primeira delas é esquecer que os industrializados existem.

Alimentos como salsichas, linguiças e outros ficam de fora, já que eles causam, além do ganho de peso, inflamações, retenção de líquidos e aumento de toxinas que prejudicam o bom funcionamento do corpo.

Consuma Peixes

Quem começa a fazer a dieta do Mediterrâneo precisa, ainda, incluir o peixe em sua dieta diária.

A recomendação é comer esse tipo de alimento ao menos duas vezes por semana, para equilibrar os níveis de ômega-3 no corpo.

Azeite Sempre!

Na hora de preparar e temperar saladas ou outros alimentos, substitua o óleo de soja pelo azeite ou por óleos vegetais, como os de canola, pois são ricos em gorduras que podem ajudar no funcionamento do coração.

Alimentos Integrais

Como prega o equilíbrio na alimentação, na hora de pensar no almoço ou no jantar da dieta do Mediterrâneo, dê preferência a opções integrais, como arroz, farinha ou macarrão.

Além de fazer muito bem ao corpo, esses alimentos contém altas doses de vitaminas, minerais e fibras.

Estas últimas são importantíssimas para regular o funcionamento do intestino e evitar problemas como a prisão de ventre, que causa grande incômodo e contribui para manter aquela sensação de inchaço.

Frutas e Verduras e a Dieta Mediterrânea

Na da sobremesa ou de montar o prato, não abra mão das frutas e verduras durante o dia. Além de ser ricas em vitaminas e minerais, verduras, legumes e frutas tem bastante fibra em sua composição.

A fibra alimentar, além de regular o funcionamento do intestino, ajuda a dar aquela sensação de saciedade, diminuindo a vontade de comer apenas por comer e auxiliando assim na perda de peso e controle do apetite.

Consuma Leite e Derivados

E, para finalizar, não se esqueça de consumir leite regularmente, para manter os níveis de cálcio de seu corpo bem equilibrados. Mas, para não atrapalhar a perda de peso, escolha opções desnatadas.

Produtos como leite, iogurtes e queijos brancos possuem menos gordura, mas as mesmas quantidades de vitaminas, minerais e cálcio. Assim, você manterá seu corpo saudável, ingerindo menos calorias.

Ficou interessado na dieta mediterrânea? Parece bem colorida? Então experimente e nos conte como foi sua experiência com ela.

O Que é a Dieta do Mediterrâneo e Como Fazer
5 (100%) 6 votos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *