Mitos e Verdades Sobre o Colesterol: Faz Mal Mesmo?

Mitos e Verdades Sobre o Colesterol: Colesterol Faz Mal? Fato: O colesterol alto é uma doença silenciosa e que afeta milhares de brasileiros, de diferentes idades e ambos os sexos, seu controle é muito importante para sua saúde. Veja alguns fatos interessantes sobre o colesterol e confira também algumas dicas para reduzir o colesterol alto.

Dicas atualizadas em 03/12/2018

Mitos e Verdades Sobre o Colesterol: Colesterol Faz Mal?

Fruto de uma vida corrida, onde não temos tempo para nos preocupar com a alimentação, ele (colesterol alto) pode provocar doenças sérias, como o infarto ou derrames.

Mas o problema não está realmente no colesterol, na verdade nosso corpo o produz, logo, precisamos analisar isso com multa calma e com base científica, e a conclusão é bem interessante…

Veja Essa Análise Sobre o Mito do Colesterol

→ Conheça o Código Emagrecer de Vez

Mas o Problema Não é o Colesterol…

Apesar de sua gravidade, o colesterol ainda é um tema repleto de mistério, com tantos mitos cercando o que provoca ou não um desequilíbrio em suas taxas que muitas pessoas acabam deixando de se alimentar bem com medo de ficar doentes.

Já outras consomem alimentos ricos em colesterol, por achar que estão fazendo bem a seus corpos, e acabam desenvolvendo colesterol alto.

Para tentar diminuir essa confusão, preparamos um texto onde esclarecemos os principais mitos e verdades envolvendo o colesterol.

O ovo é um dos principais causadores do colesterol alto

Mito! Considerado por décadas como um dos grandes vilões do colesterol alto o ovo é, na verdade, um mocinho. Fonte de proteínas, ele contém vitamina A, B2, B5, B6, ferro, zinco, cálcio, selênio e fósforo.

Mas, cuidado. Embora tenha tantos pontos positivos, é importante não exagerar. O ideal é consumir apenas um ovo por dia.

A dieta do carboidrato eleva o colesterol

Verdade, infelizmente. Quem faz a dieta do carboidrato corre, sim, o risco de ver sua taxa de colesterol elevada. Isso acontece porque essa dieta retira os alimentos com carboidrato, priorizando o consumo daqueles com gordura e das proteínas, desequilibrando assim o nível de colesterol bom e elevando o ruim.

Apenas os obesos tem colesterol alto

Mito carregado de preconceito! Ter colesterol alto independe do peso de uma pessoa. Muitas vezes, um obeso pode ter níveis normais, enquanto uma pessoa considerada magra apresenta colesterol elevado.

O que altera essas taxas não é o peso corporal de um indivíduo, e sim a qualidade de sua alimentação.

Bebidas como água com limão ou água com berinjela reduzem o colesterol

Embora aumentem a saciedade, impedindo que uma pessoa coma demais, a água com limão e a água com berinjela, por exemplo, não são capazes de reduzir o colesterol em grande quantidade, ainda não existe comprovação científica sobre isso.

Ainda que seja indicado para reduzir o colesterol, são necessários testes que seu médico pode fazer e comprovar.

Indicamos seu consumo com a casca, como será citado logo abaixo nas dicas.

Óleo de coco reduz o colesterol

Mito. Queridinho das novas dietas e de quem busca um estilo de vida saudável, o óleo de coco tem sido apontado por uma excelente alternativa para quem quer emagrecer e reduzir o colesterol.

No entanto, pesquisas recentes indicaram que consumir óleo de coco tem, exatamente, o efeito contrário, já que ele tem taxas elevadas de gordura saturada, aquela capaz de elevar o colesterol ruim.

Caso você utilize o óleo de coco e não deseje abrir mão dele, o ideal é consumir apenas uma colher dele por dia.

Colesterol alto é genético

Verdade. Infelizmente, para algumas pessoas, a genética contribui para que os níveis de colesterol se desequilibrem, com o colesterol ruim, o LDL, se sobressaindo ao colesterol bom, o HDL.

Nestes casos, além da alimentação saudável e da prática de exercícios, pode ser necessário o uso de medicamentos para controlar os índices e evitar complicações futuras.

Dicas para reduzir o colesterol alto

Com a rotina cada vez mais agitada que levamos, é comum que as pessoas optem por consumir alimentos prontos ou ricos em gorduras nas principais refeições, como o almoço ou o jantar.

Embora sejam bastante saborosos (quem não gosta de um bom hambúrguer?), esses pratos podem causar muito mal à saúde. Além de ajudar no ganho de peso, eles contribuem para que as pessoas desenvolvam altos níveis de LDL, o colesterol ruim.

Como falamos, uma ameaça silenciosa, que não dá qualquer sinal de seu avanço, o LDL está intimamente ligado aos casos de doenças cardíacas, como a insuficiência, a arteriosclerose e os ataques cardíacos.

O colesterol alto tem relação, também, com derrames, já que pode afinar veias e artérias de todo o corpo, fazendo com que a pressão arterial também aumente, elevando as chances de um derrame.

Se você está em busca de uma vida mais saudável, com menos colesterol e mais saúde, mas não sabe exatamente o que mudar para conseguir esse objetivo, reunimos algumas dicas que tornarão possível reduzir o colesterol ruim em seu organismo.

Fazer exercícios ajuda a reduzir o colesterol

A atividade física regular não é boa apenas para reduzir o excesso de peso, ela ajuda também a diminuir o excesso de colesterol ruim no organismo. Isso porque o corpo consome as reservas de gordura acumuladas para produzir a energia gasta durante os exercícios.

Para que façam muito bem ao corpo, é importante praticar alguma atividade (corrida, caminhada ou natação são as melhores alternativas) por pelo menos trinta minutos, três vezes por semana.

→ Conheça neste artigo os melhores exercícios que podem ajudar na redução do alto colesterol

Ingerir mais fibras facilita a eliminação do colesterol “ruim”

As fibras solúveis, presentes em frutas, verduras e em grãos como a aveia ajudam não só a regular o funcionamento do intestino, mas também a limpar o sangue, já que facilitam a eliminação do colesterol em excesso do corpo.

Beba chá preto

Além de aquecer nos dias mais frios do inverno, chá preto é um grande aliado para quem quer reduzir o colesterol sem o uso de medicamentos.

Tomando pelo menos três xícaras da bebida por dia você diminuirá consideravelmente os níveis de LDL no organismo, graças à teína, um composto presente neste chá.

Coma alho

Embora algumas pessoas não gostem dele por seu sabor e odor muito fortes, o alho é um grande aliado não só no controle do colesterol ruim como no aumento do bom colesterol. Para conseguir esse efeito, nem é preciso comer grandes quantidades dele. Um dente de alho por dia é o suficiente.

Tome suco de berinjela ajuda a diminuir o colesterol

A fama da berinjela em ajudar a reduzir o colesterol é antiga, e totalmente verdadeira. O legume é muito eficiente ao reduzir o excesso de LDL, e a grande chave de seu sucesso está em uma parte que costuma ser desprezada: a casca.

Para aproveitar essa parte da berinjela que costuma ir para o lixo, faça um suco e beba todos os dias. Você verá como as placas de gordura no seu organismo irão desaparecer por completo.

E você ainda pode aproveitar o restante da berinjela para saladas ou outros pratos.

Gostou das dicas? Então compartilhe este artigo, pode ajudar!

→ Leia também minha análise sobre o programa de emagrecimento Código Emagrecer de Vez

Espero que estas dicas ajudem a reduzir ou controlar os níveis de colesterol, esqueça os mitos se faz mal, comece ainda hoje uma alimentação mais saudável, e não esqueça de conversar com seu médico, isto é muito importante!

Mitos e Verdades Sobre o Colesterol: Faz Mal Mesmo?
5 (100%) 5 votos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *