Dieta Cetogênica: Veja Como Funciona e Conheça 5 Benefícios Comprovados

Dieta Cetogênica: Veja Como Funciona e Conheça 5 Benefícios Comprovados

A Dieta Cetogênica propõe uma alimentação com pouco carboidrato e menos fome! Mas será que funciona? Confira…

O Que é a Dieta Cetogênica? Como Funciona?

Na verdade, a Dieta Cetogênica é bem antiga, remete aos anos 70/80, que na época era usada como parte do tratamento de epilepsia e Alzheimer.

De forma simples, a cetogênica, também conhecida como Keto ou cetônica, promove redução dos carboidratos e aumento do consumo de proteínas, forçando assim nosso corpo a entra em cetose, queimando gordura no processo.

Diferente da low carb, esta dieta promove ainda mais a redução de carboidratos (é indicado o consumo diário de 50g/dia), aumentando assim a resistência à insulina, que, além de emagrecer, ainda previne contra doenças como diabetes e doenças cardiovasculares.

Gostou da ideia? Ok, mas antes de começar não esqueça de falar com seu médico!

Conheça os Principais Benefícios da Dieta Cetogênica

Os carboidratos são uma parte importante do processo metabólico humano.

Eles são armazenados em nosso fígado e células musculares na forma de glicogênio.

Seu papel é servir como uma fonte rápida de energia para nosso corpo.

Depois que nosso corpo fica sem glicogênio, o fígado começa a produzir compostos orgânicos chamados cetonas.

Esses compostos são formados quando nosso corpo queima gordura como combustível, e é assim que a dieta cetônica contribui para a perda de peso eficaz.

Além de permitir que nosso fígado converta gordura em cetonas, levando a um corpo mais magro, a dieta cetogênica tem muitos outros benefícios para a saúde física e mental.

5 Benefícios Comprovados da Dieta Cetogênica

Existem muitos benefícios ao se adotar este tipo de alimentação, conheça os principais:

1. Apetite Reduzido

Quando seu corpo começa a quebrar as gorduras, você normalmente experimenta uma redução significativa do apetite.

Você ficará satisfeito por períodos mais longos e consequentemente vai perder peso.

  • A dieta cetogênica ajuda a reduzir a compulsão alimentar.

A compulsão alimentar é um dos obstáculos mais significativos para uma dieta bem-sucedida e pode causar o chamado efeito sanfona.

Na ausência dessa condição, é bem provável que você se mantenha fiel à dieta.

  • Nosso cérebro, coração e tecido muscular ficam mais inclinados a queimar cetonas do que o glicogênio.

Quando as cetonas são queimadas, podemos conservar o açúcar no sangue e fazer o corpo funcionar com mais eficácia.

2. Diminui o Nível de Triglicerídeos (gordura no sangue)

A produção de triglicerídeos acontece quando a gordura dietética (a gordura que consumimos através dos alimentos) e nossa gordura corporal se transformam em ácidos graxos livres (FAA).

Quando os FAA começam a fluir livremente pelo nosso corpo, eles se ligam à insulina, e essa combinação forma triglicerídeos.

  • Altos níveis de triglicerídeos são perigosos para a saúde, pois são conhecidos por causar obesidade, doenças cardíacas e convulsões.
  • Cortar os carboidratos, especialmente os açúcares refinados, diminui a estimulação da insulina, resultando em níveis mais baixos de gordura no sangue.
  • A dieta cetogênica limita muitos tipos de carboidratos, incluindo açúcar refinado, amido, álcool e frutas – todos conhecidos por serem estimuladores da insulina.

3. Maiores Níveis de Colesterol Bom (HDL)

De acordo com 12 estudos médicos realizados em 1.257 pacientes, dietas com restrição de carboidratos, como a dieta cetogênica, oferecem melhora na saúde cardiovascular porque aumentam os níveis de HDL no organismo.

  • Uma dieta baixa em carboidratos é um método mais eficiente de aumentar o colesterol bom em comparação com as dietas tradicionais de perda de peso que se concentram em reduzir, em vez de aumentar, a ingestão de gordura.
  • Se você está procurando melhorar a saúde geral do seu coração, aumentar os níveis de colesterol HDL é um excelente ponto de partida.

4. Melhor Equilíbrio da Pressão Arterial

Como as dietas ricas em gordura costumam ser consideradas prejudiciais à saúde pelo público em geral, muitas pessoas adotam as cetogênicas.

Mesmo que a dieta cetogênica possa ter alguns efeitos colaterais, a pressão arterial afetada negativamente não faz parte deles.

  • As dietas com baixo teor de gordura estão mais frequentemente associadas ao aumento da prevalência de hipertensão do que o regime alimentar com alto teor de gordura.
  • Dietas com um número maior de calorias provenientes de alimentos gordurosos de qualidade, como peixe, abacate, nozes e azeite de oliva, contribuem para uma pressão arterial mais saudável.

5. Contribui no Tratamento de Transtornos Mentais

A “dieta cetônica” tem muitas aplicações e benefícios para pessoas com epilepsia, transtorno bipolar, convulsões e outras condições de saúde mental.

Tem sido usado clinicamente para tratar ansiedade e depressão desde os anos 70.

  • Para as pessoas cuja saúde cerebral é ótima, a dieta cetônica comprovadamente contribui para mais foco e clareza, isto também pode ser alcançado por meio de jejum intermitente, se feito corretamente.

Se você está interessado em melhorar sua imagem corporal, emagrecer, ter foco ou mais saúde fazendo uma dieta cetônica, é aconselhável consultar seu nutricionista ou médico para escolher um plano seguro e adequado para você.

Como Começar Bem na Dieta Cetogência?

Recentemente, Rodrigo Polesso, um dos maiores especialistas em nutrição otimizada do Brasil, lançou um programa de emagrecimento que tem em um dos seus pilares, a dieta cetogência.

Este método promove emagrecimento saudável com menos fome e sem efeitos colaterais.

→ Nesta Página Aqui tem Mais Informações Sobre o Método Completo, Confira…

Referências:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *