Qualidade de Vida Profissional e Pessoal [Mantenha o Equilíbrio]

Como ter Qualidade de Vida e Equilibrar o Profissional e Pessoal? Veja a importância de se ter equilíbrio e harmonia no trabalho e em casa…

Às vezes temos um trabalho muito estressante e isso pode nos prejudicar com a vida pessoal, ou a nossa vida pessoal pode estar uma bagunça e nos prejudicar na vida profissional, a grande verdade é que, é quase impossível separar as duas situações.

O grande problema é que de fato elas se misturam e uma pode trazer problemas para outra.

Como Equilibrar Vida Pessoal e Profissional?

Se você está com problemas no trabalho, trazer para casa o estresse pode prejudicar o seu relacionamento com a sua esposa, com os seus pais, irmãos e pode até prejudicar a sua relação com os seus filhos, que com certeza pode prejudicar o desempenho escolar deles, é tudo uma grande bola de neve que precisa de muita atenção para ser evitada.

E problemas em casa podem atrapalhar o seu rendimento profissional, podendo causar até uma demissão, e estes problemas somados podem deixar a pessoa deprimida e na pior das hipóteses fazer com que entre em depressão.

E a Qualidade de Vida…

Como ter qualidade de vida sem misturar o pessoal e o profissional?

Na verdade não tem como separar a vida profissional da pessoal, você é a mesma pessoa, o que você deve fazer é tentar harmonizar as duas situações e tentar desligar uma delas enquanto vive a outra, veja abaixo algumas dicas simples…

Qualidade de Vida Profissional e PessoalManter os dois Ambientes em Harmonia.

Parece algo óbvio, mas é muito importante que você tenha compreensão nos dois locais para que não deixe os problemas te atormentarem, e não estou dizendo que não é pra levar os problemas do trabalho para casa ou vice-versa, não, já disse que isso é praticamente impossível de se fazer por muito tempo.

Por isso tente sempre manter os dois locais em harmonia, sua qualidade de vida depende disto.

Claro que isso é uma missão tão difícil quanto não levar os problemas de um local para outro, mas caso haja algum problema não tenha vergonha de tentar resolver da melhor forma possível, mas lembre-se pensar demais no problema não o faz se resolver magicamente.

Qualidade de Vida Profissional e PessoalMantenha a Harmonia em Você.

Qual a melhor forma de manter os ambientes agradáveis, manter os problemas fora da cabeça e conseguir resolver de maneira sensata?

Encontre a harmonia em você, tente se expressar, encontre um hobby, qualquer coisa que você consiga se sentir bem ao fazer, e sempre que uma frustração ou algum problema que pareça insolúvel aparecer, pratique esse hobby, com a cabeça mais aliviada você vai perceber que vai conseguir resolver os problemas com muito mais facilidade.

E Quem Trabalha em Casa?

A liberdade de trabalhar em casa é realmente uma motivação, não tem nada igual, mas podemos cair em alguns erros ao “Misturar” trabalho e vida pessoal e piorar a qualidade de vida no processo.

Neste caso é um pouco complicado, quem trabalha em casa precisa ter mais disciplina, é um pouco mais difícil manter uma harmonia, defina horários, converse com sua família sobre isto, não perca o foco.

Depois de cumprir o horário que você reservou para o trabalho, entre em “modo pessoal” saia do trabalho, desligue o notebook e esqueça dos problemas do trabalho, vá brincar com seus filhos, jogue vídeo game, assista um filme, etc, assim o equilíbrio vai acontecer naturalmente.

Defina um Horário para Pensar nos Problemas.

Uma receita simples que funciona comigo é definir um horário para pensar nos problemas, isso mesmo, separe por exemplo 01 hora, fique sozinho e procure as soluções para seus problemas, dívidas, etc.

A concentração em um assunto durante um período é importante para que se consiga manter o foco e encontrar a solução.

Mas depois procure esquecer completamente daquele problema e siga seu dia, concentre-se em produtividade se for no seu horário de trabalho ou relaxe completamente se for sua hora de lazer e descanso.

Essa eu aprendi com o Seiiti Arata, um dos mentores que sigo, assista o vídeo abaixo para entender o conceito.

Faça Exercícios Físicos.

Também é recomendado que, caso você já não faça, comece a fazer exercícios físicos, eu sei que pode ser complicado conseguir encaixar um horário no dia a dia para ir a academia ou fazer uma caminhada, mas os hormônios produzidos quando nosso corpo pratica atividades físicas dão sensação de prazer.

Por isso é uma ótima forma de relaxar e conseguir manter a cabeça mais leve para quando precisar usá-la para resolver os problemas você vai conseguir fazer tudo de uma forma mais eficaz e sem estresse.

Se o horário está apertado leia o artigo Como Emagrecer em Casa onde explico alguns exercícios básicos para você fazer em casa.

Alimente-se Bem.

Aqui um ponto importante para conseguir ter uma boa qualidade de vida, cuide da saúde e alimente-se bem, não estou falando par comer muito, mantenha uma dieta equilibrada e não fique com fome, quando ficamos muito tempo sem comer nossa capacidade de concentração diminui bastante, ficamos estressados e podemos ter problemas de saúde desde uma simples dor de cabeça a problemas no estômago.

Mantenha a Cabeça Aberta.

Nestes casos é muito importante que você mantenha a cabeça aberta para coisas novas, experimente atividades que você nunca imaginou que faria, uma meditação ou até mesmo ioga, qualquer coisa que possa lhe trazer paz de espirito e uma melhor qualidade de vida.

Você pode gostar também de saber A Importância do Descanso

Qualidade de Vida Profissional e Pessoal [Mantenha o Equilíbrio]
Avalie este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *