Bons Hábitos Alimentares, O Real Segredo Para o Emagrecimento Saudável

Quando falamos em perder peso, vêm à cabeça dietas e outras coisas mirabolantes, mas, na verdade, pode ser muito mais simples do que parece. Nada que bons hábitos alimentares não resolvam.

Isso porque, apesar das receitas milagrosas funcionarem por um tempo, você provavelmente não vai conseguir seguir com ela para o resto da vida, além do fato que, com o tempo, seu corpo acostuma e você volta a ganhar peso.

O ideal mesmo para ter uma saúde melhor e para perder algumas medidas é optar por bons hábitos alimentares, a conhecida reeducação alimentar. Esses hábitos serão capazes de lhe ajudar na perda de peso e ainda por cima, a ter uma alimentação melhor, mais balanceada.

Então, se você realmente quer emagrecer e manter esse peso a longo prazo, esqueça as dietas milagrosas da moda. Além disso, será necessário abandonar alguns hábitos alimentares, além da disciplina e da disposição para abandonar esses hábitos.

Essas chamadas dietas da moda não funcionam pois elas não fazem você perder gordura. Na verdade, elas fazer com que você perca líquidos e massa muscular.

Além disso, quando inventamos essas dietas malucas, o corpo enxerga isso como um perigo e acaba armazenando energia em forma de gordura. Ou seja, acaba acontecendo o contrário do que você gostaria.

Como Ter Bons Hábitos Alimentares?

Claro que você não vai mudar sua alimentação de um dia para o outro, mas, por causa disso, não arrume desculpas para nunca mudar sua alimentação.

Para se ter bons hábitos alimentares é preciso um passo de cada vez, um dia de cada vez.

1# Faça Substituições

Como isso não irá acontecer de um dia para o outro, comece aos poucos. Vamos supor que você tome refrigerante três vezes na semana. Em uma semana, troque esses três refrigerantes por suco natural. Caso você não consiga fazer essa substituição nos três dias, tente pelo menos uma vez na semana.

Você vai ver que, mesmo aos poucos, sem perceber, você estará comendo muito melhor que antes. O refrigerante pelo suco, o doce pela fruta, os lanches gordurosos por um lanche natural e assim por diante.

2# Faça Variações no Cardápio

Para ajudar nessa troca de alimentos, tente variar seu cardápio. Um cardápio monótono – como os das dietas, por exemplo – é mais suscetível a recaídas. Porque, sejamos sinceros, ninguém vai comer sopa pelo o resto da vida.

Além de ser impossível, a sopa não será capaz de dar todos os nutrientes que precisamos. Por isso, aposte sem medo numa alimentação bastante variada.

3# Beba Muita Água

Se você está sempre em busca de como perder peso de forma saudável, você com certeza já deve ter visto/lido que a água é instrumento importante para isso.

Isso porque a água é responsável por levar todos os nutrientes para todo o nosso corpo, além de auxiliar no funcionamento de todo o nosso sistema.

O recomendável é ingerirmos 2 litros de água por dia. Pode parecer muito e muita gente realmente não conseguir ingerir essa quantidade de água em um dia só.

Uma dica para aqueles que acham impossível beber essa quantidade de água por dia, faça um teste. Encha aquelas garrafinhas de 500ml de água e deixe do seu lado, seja no trabalho ou em casa.

Você vai acabar bebendo os dois litros sem perceber. Além de levar os nutrientes por todo o nosso corpo, estar bem hidratado nos deixa mais leves e dispostos.

A ingestão de água também ajuda a diminuir a fome antes das refeições. Se você beber uma certa quantidade de água uns 30 minutos antes do almoço, por exemplo, você perceberá uma diminuição na sua fome.

4# Ingira Alimentos Termogênicos

Outra dica para perder peso de forma saudável é optar pelos alimentos termogênicos, como o gengibre e canela. Eles são assim chamados pois aumentam a temperatura do corpo, aceleram o metabolismo e assim ajudam na queima de gordura.

O que não faltam são receitas de chás e sucos com esses dois ingredientes. É só fuçar pela internet que você achará milhares delas.

5# Coma em Horários Regulares

Por fim, outra dica muito conhecida pelos caçadores de fórmulas saudáveis de emagrecer: comer a cada três horas.

Essa dica é relevante pelo simples fato de ao comermos a cada três horas, mantemos nosso metabolismo ativo.

Sem contar que quando ficamos muito tempo sem comer, uma simples fruta não nos alimentará o suficiente. Por isso, é muito importante comer a cada três horas.

Além disso, quando demoramos para comer, nosso corpo vê essa demora como uma situação para guardar o máximo de energia do alimento que acabamos de ingerir, o que não é benéfico para a perda de peso.

Ao comermos a cada três horas, ele saberá que terá uma fonte de energia nesse meio tempo.

Então, faça as principais refeições – café da manhã, almoço e janta – e, entre os intervalos, coma uma fruta ou uma barrinha de cereal.

Seguir regras assim no dia-a-dia pode parecer difícil, mas o que você pode fazer é colocar algum tipo de lembrete no seu celular ou até mesmo no papel para te lembrar de fazer essas pequenas refeições.

O importante mesmo é ensinar a si mesmo e ao seu corpo a reeducação alimentar. Ao optar por bons hábitos alimentares, você só estará trazendo ótimo benefícios para si e para seu corpo.

Summary
Review Date
Reviewed Item
Segredo Para o Emagrecimento Saudável: Adote Bons Hábitos Alimentares
Author Rating
41star1star1star1stargray

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *